Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Teori autoriza oitiva de Lula

Teori Zavascki acaba de autorizar a Polícia Federal a ouvir Lula

Publicado por Nadir Tarabori
há 9 anos

O pedido foi feito pela Polícia Federal e, na semana passada a PGR deu parecer favorável ao pedido. Lula será ouvido na condição de testemunha (informante) de um dos inquéritos da Lava Jato.

O ministro também autorizou as oitivas de Ideli Salvatti, Gilberto Carvalho e José Dirceu -que já está preso-, no âmbito do mesmo processo.

Por que o delegado Josélio Azevedo de Sousa pede ao STF a autorização para ouvir Luiz Inácio Lula da Silva se ele não dispõe mais de foro especial por prerrogativa de função?

Porque o pedido se dá no âmbito do inquérito que investiga parlamentares que detêm o tal foro. Assim, há uma espécie de contaminação. Embora Lula pudesse, sim, ser ouvido na primeira instância, é evidente que o melhor é reunir numa mesma corte coisas conexas.

No pedido, o delegado afirma não haver evidência do envolvimento direto do ex-presidente no escândalo, mas diz ser necessário apurar se ele não acabou “obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal”.

Este é o começo para que a blindagem de Lula se desfaça, mesmo sendo ouvido na qualidade de informante ou testemunha.

Assim, mesmo sem foro privilegiado, a PF está fazendo a coisa certa, com autonomia e, se souber conduzir as investigações com sabedoria, a fortaleza poderá tornar-se vulnerável.

A população quase unânime pede essa providência. Chega de ditaduras de falsos lideres sociais. Chega de castristas e Chavistas.

Parabéns ao Delegado e ao Ministro Teori do STF.

  • Sobre o autorConsultor Legal - Direito Estratégico -
  • Publicações112
  • Seguidores766
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações246
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/teori-autoriza-oitiva-de-lula/238979212

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns mesmo. continuar lendo

É muito importante observar que o delegado afirma não haver evidência do envolvimento direto do ex-presidente no escândalo mas, no decorrer do inquérito, o delegado pode muito bem torna-lo investigado. Na da impede uma vez que o ex não possui fooi privilegiado. continuar lendo