Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

PF faz busca e apreensão em empresa de filho de Lula

Nasce uma esperança de tirar a família Silva da blindagem. Medida faz parte da Operação Zelotes, que investiga fraudes e tráfico de influência no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

Publicado por Nadir Tarabori
há 9 anos

A Polícia Federal cumpre nesta segunda-feira (26) um mandado de busca e apreensão na empresa LFT Marketing Esportivo, em São Paulo, que pertence a Luis Claudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula. A medida faz parte da Operação Zelotes, que investiga fraudes e tráfico de influência no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A PF também faz busca e apreensão na sede da empresa Marcondes & Mautoni Empreendimentos – que, conforme revelou o jornal Estadão, repassou R$ 2,4 milhões à LFT Marketing Esportivo, de Luís Cláudio.

Ao todo, são cumpridos seis mandados de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 9 de conduções coercitivas em que a pessoa é levada à Polícia Federal para prestar esclarecimentos. A operação ocorre no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Piauí e Maranhão.

O empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono da montadora Caoa, foi conduzido à sede da PF em São Paulo, onde prestou esclarecimentos. Ele é suspeito de ter participado de um esquema de compra de uma medida provisória que beneficiou empresas do setor automotivo durante o governo Lula, em 2009. Investigadores questionaram se Caoa patrocinou eventos esportivos. O empresário disse que já destinou recursos publicitários envolvendo golfe, futebol e futebol americano. Essa última modalidade é o ramo de atuação da LFT, de Luís Cláudio, que organiza torneio na área. A PF apura se a Caoa repassou recursos para a LFT por meio da consultoria Marcondes & Mautoni.

Em setembro, Caoa também foi conduzido à PF para prestar esclarecimentos envolvendo outra Operação, a Acrônimo, que apura suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro em órgãos públicos envolvendo o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Conforme Época revelou, Caoa é suspeito de ter comprado uma portaria no governo Dilma Rousseff, em 2014.

>> Montadoras pagam propina pela aprovação de MP durante governo Lula, diz jornal

Foram presos preventivamente o lobista Alexandre Paes dos Santos e o consultor José Ricardo da Silva.

A decisão foi dada pela juíza federal Célia Regina Og Bernardes, em atendimento ao pedido da força-tarefa formada pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Receita Federal e Corregedoria do Ministério da Fazenda.

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/10/pf-faz-buscaeapreensao-em-empresa-de-filho-de-lula.ht...

  • Sobre o autorConsultor Legal - Direito Estratégico -
  • Publicações112
  • Seguidores766
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações547
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pf-faz-busca-e-apreensao-em-empresa-de-filho-de-lula/247851500

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)